sábado, 24 de setembro de 2011

Igreja de Senador Amaral

     A primeira Igreja que ganhou o nome de " Capelinha", foi construída em um terreno doado pelos primeiro moradores da vila, que tinham vindo de uma cidade carioca. A primeira celebração na Capelinha, foi o casamento do filho de Dona Aninha (doadora do terreno para a construção da Capelinha).
     A Capelinha ganhou do fazendeiro Francisco Fermino a imagem de São Sebastião, que nesse momento passou a ser o padroeiro da Capelinha, também recebeu de um outro fazendeiro, Lucindo Pereira da Silva a imagem de São Benedito, que se tornou o co-padroeiro.
1º Igreja. Foto de 1942.

     Nos anos quarenta, essa Capelinha foi derrubada, pois já não era suficientemente grande para a população que havia crescido. A segunda Igreja, foi erguida de tijolos e cimento, os materiais, e a mão de obra para a construção, foi doado pelos morados da vila.

2º Igreja. Foto de 1953.

     A segunda Igreja foi reformada, ganhando um salão paroquial abaixo da Igreja, e aumentou a lateral direita da Igreja, ganhou também uma pracinha a sua frente.

2º Igreja já reformada. Foto de 2002.

     No dia 02 de junho de 2003 começou a demolição da segunda Igreja, que não agradou uma parte da população, principalmente aqueles que ajudaram a construi-la.
     Mas a Igreja veio abaixo e com um ano, a Igreja já estava de pé. No dia 23 de março de 2004 a Igreja teve  seu dia mais importante, a chegada do primeiro padre: Padre Raimundo Gomes de Oliveira. E com a ajuda do mesmo a paroquia de São Sebastião terminou sua Igreja.

3º Igreja. Foto de 2009.


  

    

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Os primeiros habitantes do Brasil.

     Nos sítios de Lapa Vermelha e Santana do Riacho (Minas Gerais), na gruta do Sumidouro foi encontrado os primeiros fósseis humanos no Brasil, esses fósseis datam por volta de 10 mil anos.
Crânio e mandíbula de um 'homem de Lagoa Santa'
     Há também a tese da arqueóloga brasileira Niède Guidon, que a mais de 30 anos, estuda vestígios humanos na Serra da Capivara no PI, acredita que o homem americanos ocupava o Brasil a mais de 50 mil anos. Ela usou de vestígios encontrados próximo a uma fogueira, achando fósseis humanos, de animais e utensílios ( Cerâmica, ferramentas e entre outros ).
   
Niède Guidon
Serra da Capivara


   
   





                                                                                                                                                 
      Sambaquis, os Sambaquis data-se de 6 mil anos, eles viviam no litoral brasileiro ( Rio de Janeiro, Santa Catarina, Espirito Santo), eles ficaram conhecidos pelas estruturas de concha e ossos de animais que faziam para sepultar seus mortos. Usavam conchas para fazer utensílios e enfeitar o corpo.
      Nome Sambaquis = Amontoados de mariscos e conchas.

Sambaqui. Museu Nacional de Joinville. 


  

domingo, 18 de setembro de 2011

Descoberta da mais antiga Civilização.

    Construções subterrâneas no Japão, inclusive templos em forma de de pirâmides teriam sido erguidas em 8 mil a.C.


    Há 26 anos um mergulhador percorria os arredores de Okinawa quando esbarrou em uma estrutura de pedra de 12 m de altura. Em 1997, o geólogo Kimura Masaaki, da Universidade de Ryukyus, foi conferir a estrutura.
    Masaaki encontrou oito sítios, interligados entre si e semelhantes ao desenho de Machu Picchu. Em 4 km², a 60 m de profundidade havia uma pirâmide de 25 m de altura, cinco templos, um estádios e muros. Muitas pedras estavam esculpidas em formas humanas e de animais. A credita em ser os restos da mais antiga civilização do mundo. Os resquícios mais antigo que eram conhecidos datam de cerca 4.000 a.C na Mesopotâmia.
     Não acharam sinais de civilizações humanas nas construções, colocando em duvida se humanos teriam construídos. Acredita-se que essa cidade tenha sofrido um tsunami em 2.000 a.C e assim tendo ficada submersa.
     Esse achado muda tudo o que se sabe sobre as primeiras civilizações. Pois elas são mais antigas e mais evoluídas. O Japão ainda não ordenou a preservação da área.     

sábado, 17 de setembro de 2011

Calendário Maia não acaba em 2012 ?!

    Muitos historiadores estão estudando a hipótese que o calendário maia não acabe em 2012. Eles apontam falhas no modelo de conversão de datas que nos permite estabelecer paralelos entre os calendários maias e gregorianos.
    Acredita se que esta conversão tenha tido uma margem de erro de 50 a 100 anos, os documentos usados para a conversão do calendário maia para o gregoriano é uma das peças chaves. Não creditam que esses documentos sejam realmente fiéis, por terem sidos transcrevidos pelos espanhóis, que pode ter gerado desvios e imprecisões que coloca sob suspeita o sistema de conversão.     

Curiosidade sobre o Islamismo

     O Islamismo foi fundado por Maomé, que nasceu na cidade de Meca 570 d.C, vindo de uma família humilde Maomé ficou órfão de pai e mãe. Já aos 25 anos Maomé se casa com uma viúva rica, e passa a viver apenas de meditação e aos 40 anos ele passa a ter visões, em uma dessas visões Maomé recebe a visão do anjo Gabriel trazendo uma missão. Essa missão consistia em unir todos os Árabes através de uma nova religião o Islamismo.
      Em 632 d.C Maomé unifica os Árabes através do Islamismo.

* Alguns Fundamento do Islamismo.
  1. Deus: Alá
  2. Livro: Alcorão
  3. Templo: Mesquita
  4. Religião monoteísta
  5. A predestinação: As pessoas já nascem com seu destino traçado
  6. Dia de descanso: Sexta-feira
  7. Ramadã: Mês de Jejum (entre o nascer e o pôr do sol só tomam água) 
  8. Ablução: Purificação antes das orações (lava-se dos cotovelos até as mão e dos joelhos até os pés) 
  9. Rezar no minimo 5 veze ao dia virado para Meca
  10. Jihad: Gerra Santa ( promete o paraíso ao muçulmano que defender e pregar o Islamismo) 
  11. Proibi o consumo de : Carne de porco e Álcool
  12. Proibi : Jogos de azar e a representação artística dos seres humanos
  13. Defendem a poligamia masculina.